Bem Vindo

Sinta-se em casa, que cada palavra aqui escrita seja uma suave brisa em seu coração.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Desejos

O que é o desejo?

Questão que podemos responder com outras questões: O que é o desejo de cada ser? O que é o desejo da mulher ou do homem? O que é o desejo do filho? O que é o desejo do pai? O que é o desejo da mãe?...

Desejo é sempre motivado por um impulso que pode estar ligado ao corpo, às emoções ou hábitos adquiridos. Por exemplo, quando estamos com sono, logo desejamos nossa cama, ou quando o corpo tem fome, ele pede algo que o nutra. Portanto, desejos são sentimentos primários ancestrais, biológicos, responsáveis por providenciar o atendimento às necessidades básicas dos sentimentos.

Os desejos nascem conosco e nos acompanham por toda vida, permitindo-se não apenas o prazer, mas a sobrevivência. Desejo é um norte à sobrevivência humana.

As crenças também costumam gerar desejos, por exemplo,  no final de ano... quantas coisas fazemos por pura crenças... (desejos), que às vezes nos levam a prejuízos que não paramos para refletir, pois nos deixamos mover pelos desejos (de ter).

E quando utilizamos nossos desejos obsessivamente, ou seja, quantas vezes vemos pessoas se desdobrarem e se humilharem, terem comportamentos dissociados da realidade para “conseguirem” determinada pessoa ou coisa, que Freud classificava como objeto de desejo.

Quando nos entregamos aos nossos desejos, muitas vezes, perdemos a noção de até onde podemos ou devemos ir. Não paramos para refletir nas consequências de nossas atitudes, principalmente, quando nosso desejo for dirigido para alguém.
Muitas vezes nossos desejos reduz o outro a um papel limitativo, pois queremos submetê-lo ao nosso desejo. Não é porque desejamos alguém ou alguma coisa que necessariamente obteremos reciprocidade ou realmente aquilo é para nós.


Com muito carinho sempre recordo uma conversa com um amigo que dizia: “Se algo se apresenta em seu caminho sem que tenha procurado, presta atenção porque a vida está lhe trazendo algo especial. Agora, se desejar algo e encontrar dificuldades para adquiri-la por pelo menos três vezes, não insista, pois não é o momento ou não é para você”.

Podemos aplicar isso como, por exemplo, ao desejo de um novo emprego ou uma promoção, ou um novo romance, uma troca de automóvel e tantas outras coisas.
Deixo essa mensagem para que possam refletir sobre seus desejos e procurar sempre adequá-los as suas necessidades com as possiblidades de obtê-los.

Agradeço a amiga Mirian Franconeti que me inspirou neste texto.

3 comentários:

  1. uau!!! mas esta inspiração ficou bonita demais...
    bjs.
    Mirian

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito lindo mesmo,Temos que refletir,tudo que queremos e o quanto vale apena, para ter...

    Beijos
    Silvia

    ResponderExcluir
  3. Roselene,
    Parabéns pelos textos e mensagens, SUCESSO!
    Rinaldo

    ResponderExcluir